sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Super Presidente

 
A série Super Presidente fazia o que todo filme sobre patriotismo americano faz só que de forma mais exagerada,  dava poderes inimagináveis ao governante dos Estados Unidos. Em Super Presidente o governante maior do povo americano tinha poderes semelhantes ao do Super Homem e por isso mesmo não exigia muito do poder bélico da sua nação para combater o mal.
O desenho foi produzido pelo estúdio Depatie Freleng Enterprise e era exibido  pela emissora americana NBC .
Super Presidente estreou nos Estados Unidos no dia 16 de setembro de 1967 e ficou em exibição até 28 de dezembro de 1968. Um total de trinta episódios foram produzidos e eles eram apresentados juntamente com outro clássico da época: O Sombra.
 
 
A História.
 
No desenho, James Norcross (mas conhecido como Jim) dividia seu tempo entre decidir o futuro dos Estados Unidos da América e sua carreira como super-herói. Ele recebeu poderes especiais durante uma tempestade cósmica, entre os quais, grande força e sob comando do seu corpo, a capacidade de trocar sua estrutura molecular para qualquer elemento da natureza como água, gás, eletricidade, aço, granito, ácido, dependendo do perigo que enfrentasse. Além disso, o herói podia voar através de jatos-propulsão que estavam nos seus quadris.
Quando sua nação precisava de ajuda, Norcross saia por uma passagem escondida em sua mansão presidencial  e através de um painel escondido em seu escritório presidencial acessava sua base secreta, uma caverna escondida abaixo da "Mansão Presidencial", de onde, vestindo uniforme vermelho e branco e uma máscara, partia em seu veículo que servia como automóvel, aeronave e submarino futurista, chamado "Omnicar", ou ainda podia usar jatos instalados em seu cinto. para combater a vilania, sob a identidade de Super Presidente.
 
 
Seu assistente e amigo, o gorducho e fumante de cachimbos, Gerry Sales, era o único que conhecia a verdadeira identidade de James Norcross, e também pilotava o seu jato, quando o herói saia para enfrentar o crime nos Estados Unidos.    
 
No Brasil.
 
No Brasil o desenho Super Presidente divertia a criançada nas décadas de 1970 na Tv Tupi. O parceiro do herói, Jerry Sales, foi interpretado pelo dublador Carlos Marques, o mesmo responsável por personagens como Bom-bom (Bom-Bom & Mau-Mau), Pancho (Toro e Pancho) e o Besouro Japonês (Cobrinha Azul).

Fonte :www.infantv.com.br
 

Moby Dick




Scooby

Tub
Um tufão inesperado leva Tom e Tub mar a dentro a muitas milhas da costa. Agora se encontram em águas perigosas, cercados por enormes tubarões. Quando tudo parece perdido, surge uma enorme baleia branca chamada Moby Dick, que afugenta os terríveis predadores do mar


Tom e Tub encontram um novo amigo que os protegerá e com o qual enfretarão os perigos do mundo submarino
Tom


Fonte: www.hannabarbera.com.br

Peter Potamus



Peter Potamus, um hipopótamo com uma super arma secreta:
o super-sopro chamado "hipo-furacão" .
Ele enche o peito de ar e abre o "bocão", criando um enorme furacão que leva tudo pela frente.
Outra utlilidade do super-sopro é dar impulso no seu balão (uma máquina do tempo).

Peter Potamus


Tico Mico
Tico Mico, é um macaquinho que acompanha Peter nas suas aventuras pelo tempo e espaço. Muitos lugares são visitados: A pré-história, o velho oeste, os índios, etc.

Manda Chuva



Manda Chuva e a gorjeta
Uma limusine preta com um gato charmoso de chapéu e bengala. Dirigindo, temos um motorista de nariz "para cima". O carro vira a esquina e...
...Eeppa! Fomos enganados!
O gato não está dentro do veículo, mas sim, na lateral sobre a roda.
Realmente é um malandro!
Para em frente a um luxuoso restaurante, onde temos um porteiro que aguarda sua gorjeta. Manda-Chuva dá uma moeda e...
...Eeppa! Mais uma vez fomos enganados! Uma cordinha amarrada a sua mão, puxa de volta a moeda para seu bolso.
Realmente é um enrolador!

Bacana, Xuxu e Gênio

Batatinha e Espeto
O garçom não gosta mas ele senta numa luxuosa mesa, pega o guardanapo e...
...Eeppa! De novo não! Fomos enganados!
Na verdade ele sentou do lado de fora do restaurante, próximo a um buraco de obra na rua, com uma placa escrita:
"HOMEMS TRABALHANDO",
de onde pega uma marmita
(de algum trabalhador da obra)
.
 
 Quando vai iniciar a refeição surgem de um lado o garçom furioso, do outro o trabalhador, mais irritado ainda, afinal de contas o malandrão invadiu o local e pegou sua comida.
Resta para o nosso aventureiro um simples sorriso e um levantar do chapéu.

Guarda Belo
 
 
Fonte www.hannabarbera.com.br

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Brucutu



Quem se lembra do termo Brucutu, muito utilizado nos anos 70 para designar uma pessoa grosseira e ríspida? Pois é, o termo fez tanto sucesso na época que virou o nome em português desse desenho sobre homens da caverna tentando viver civilizadamente, mas geralmente não conseguindo. Essa série foi transmitida pela Rede Globo nos anos 70 até a primeira metade dos anos 80. A produção é da Filmation de 1971.

Brucutu foi criado em 1933 para as tiras de jornais e de lá foi transportado para a prancheta do animador Vincent T. Hamlin. Os personagens principais da trama eram Brucutu, Ulla sua esposa, Gus o rei do reino de Mu e Dizzy o dinossauro covarde do Brucutu.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Capitão AZA



Capitão Aza foi um personagem infantil da televisão brasileira.
... Alô, alô Sumaré! Alô, alô Embratel! Alô, alô Intelsat 4! Alô, alô criançada do meu Brasil!, aqui quem fala é o Capitão Aza, comandante e chefe das forças armadas infantis deste Brasil.
Com estas palavras, começava o programa Clube do Capitão Aza, sucesso infantil da antiga TV Tupi Rio que esteve no ar durante 14 anos.

História
Capitão AZA foi criado em Setembro de 1966 durante a ditadura militar, servindo como homenagem a um falecido herói da FAB que lutou na Segunda Guerra Mundial, o capitão aviador Adalberto Azambuja, que era conhecido como AZA entre os aviadores.
O Capitão AZA, com seu uniforme aeronáutico e o capacete de piloto com o "A" com duas asas, era interpretado pelo ator e policial civil Wilson Vianna, e foi criado para tentar superar o programa concorrente da Rede GloboCapitão Furacão, tendo conseguido tal objetivo ao, após alguns meses, liderar a audiência junto dos mais jovens.
O Capitão Aza buscava trazer à tona bons conselhos como estudar, respeitar os mais velhos, compartilhar da amizade, carinho e amor das pessoas. Sempre que possível e principalmente nos finais de semana, levava as crianças a passeios turísticos promovidos pela TV Tupi junto com os patrocinadores Riotur e Casas Sendas. Ídolo de toda uma geração, passou a fazer parte do imaginário das crianças de então, que não parecem esquecê-lo até hoje.
O programa dava a oportunidade às crianças de se tornarem artistas através da "Mini Change", espécie de programa de calouros, onde eles eram julgados por um Júri. Os melhores ganhavam cadernetas de poupança e outros prêmios.
Durante os 13 anos que esteve a frente do programa, Wilson Vianna visitou aproximadamente 100 escolas por ano, mantendo assim estreito contato pessoal com os fãs do programa. Em suas visitas, sempre se fazia acompanhar de um guarda policial-militar, um marinheiro, um bombeiro e um ex-oficial da FEB, levando a sua mensagem de civismo às crianças.
Nas datas festivas como o 7 de Setembro, o desfilava com sua possante moto na Av. Presidente Vargas, no Rio de Janeiro, além de exaltar os feitos dos ex-combatentes (pracinhas) na campanha da Segunda Grande Guerra Mundial.

O programa
Era apresentado de segunda à sexta, inicialmente apenas para o Rio de Janeiro e a partir de 1974 para todo o Brasil via satélite Embratel. Teve diversas fases e durações. Chegou a 4 horas de duração e por fim, em 1979 , 1h e 15 minutos. No princípio era apresentado de dentro de um pequeno avião. Já nos anos 70 ganhou um novo cenário (mais futurista) lembrando uma nave espacial. Em 1974 ganhou mais um cenário. Com o advento da TV em cores, o Capitão Aza teve de se adaptar à nova tecnologia e pintou seu capacete, até então branco, na cor abóbora, para ficar talvez mais visível no espaço de seu cenário. Os efeitos eram elaborados pelo técnico visual J. Reis.

Entre suas principais atrações, estavam os desenhos dos Heróis MarvelCapitão AméricaHomem de FerroThorHulkNamor e Homem Aranha  Também houve espaço no horário para as séries de "Supermarionation" (animações de marionete) tais como, ThunderbirdsCapitão EscarlateJoe 90 e Stingray. Outros desenhos apresentados em seu programa foram os desenhos da Turma da Pantera Cor de RosaGrump, O Feiticeiro TrapalhãoAnjo do EspaçoSuper Robin HoodMr. MagooEsper: o Garoto a JatoVingadores do EspaçoRobô Gigante, Jerry Lewis (desenho) King Kong (desenho), Brasinhas do Espaço entre tantas outras.

Em 1975, o Clube do Aza apresentou a série Batman, com Adam West, pela primeira vez a cores. Também em 1975, foi resgatado o desenho Speed Racer, que tinha sido exibido pela Tv Globo carioca em 72/73 e como aquela ainda não era transmitida em rede nacional, não teve tanta repercussão. Quando exibido pela Tupi dentro do programa, o desenho alcançou o sucesso nacional.
A despedida
Em 1979, depois de 10 meses sem pagamento, assim como os demais funcionários da Tv Tupi, Wilson Vianna apresentou o último Capitão AZA, dizendo como despedida que teria de partir para uma missão no espaço.
Depois disso, houve uma tentativa de se rodar um filme sobre a personagem mas, por falta de patrocínio, o projeto foi cancelado. Em 1981, estava praticamente certo o seu retorno pela TVS. De contrato praticamente acertado com Moysés Weltman (diretor da TV na época), Wilson sofreu o seu segundo enfarte.
Aconselhado pelos médicos e seus familiares a não voltar mais à televisão, pois poderia o expor a mais um infarto, o que poderia ser fatal, o Capitão se retirou definitivamente da mídia, preferindo se dedicar a seu Hotel/Pousada em Penedo (região serrana do Rio de Janeiro), onde recebia velhos amigos como Flávio CavalcantiRoberto Carlos e Aérton Perlingeiro entre outros. Ainda voltaria para algumas pontas cinematográficas em dois filmes: "Atrapalhando a Suate" de 1983 com DedéMussum e Zacarias e "Os Trapalhões e o Mágico de Orós" de 1985 com Os Trapalhões e Xuxa (sua eterna fã). Também participou de alguns capitulos da minisérie "Marquesa de Santos" em 1983 na Rede Manchete. Depois disso, preferiu viajar o mundo todo. Era também membro da Academia de Cinema de Hollywood.
Wilson Viana era delegado da polícia civil, e além de interpretar o Capitão AZA atuou em 63 filmes. O ator veio a falecer a 3 de Maio de 2003, com 75 anos, vítima de seu terceiro enfarte. Ele se encontrava no Mato Grosso do Sul, com sua mulher, filho e nora, onde passava uma temporada.
Em 21 de fevereiro de 2007 faleceu o seu filho, Eduardo (Dudu) Vianna, em um acidente de moto ocorrido em 15 de fevereiro do mesmo ano, no túnel Zuzu Angel, na cidade do Rio de Janeiro.




sábado, 9 de outubro de 2010

Guloseimas

Experimente parar um pouco com suas atividades diárias e tente lembrar das coisas agradáveis que fizeram parte da sua infância e adolescência e você terá boas surpresas, verificando que você não é o único a lembrar dessas coisas… !!!

O pessoal que está no ginásio agora, provavelmente nunca ouviu falar de nada que está aqui ! Quer Exemplos ? Aí vão eles:

Você se Lembra… Jump and Remember !

Das guloseimas boas e ruins (muitas existem até hoje):

Gotas de Pinho Alabarda que vinham com um adesivo com versinhos românticos;


PEZ que eram umas pastilhinhas que vinham dentro de um dispositivo com a cabeça de um personagem que ao ser puxada liberava a pastilha;


Cigarrinho de Chocolate Pan Balas Van Melle (deu um boato uma vez que elas estavam com droga…) ;


Kiko (o Drops em pó);

Balas Banda, Gintan;

Daqueles suquinhos coloridos que eram vendidos na feira e vinham dentro de embalagens de plástico transparentes no formato de carrinhos, revólveres, frutas e etc. Eram ruim pra caramba mas dava a maior vontade !


Das garrafas de refrigerante que naquela época tinham rótulo de papel e um pedaço de cortiça dentro da tampinha de metal;

Soda e Guaraná caçulinha da Antártica;

Refrigerante Baré-Cola; Tubaína;


Soda Antártica Bollets o pirulito que era Chiclé;

Lembra daquelas máquinas de padaria que você colacava 25 centavos para tirar alguns confetes ou aqueles chicletes coloridos no formato de bolinha ou então um punhado de feijõezinhos coloridos !

Máquina de Balinhas

Balas Soft redondinhas (quem já engoliu uma inteira certamente vai lembrar !);


Da Fanta Limão e da Fanta Guaraná refrigerantes da Coca-Cola bem anteriores à Sprite e ao guaraná Taí ;

Pacotinhos de Ki-Suco que tinha a jarrinha sorrindo !



Dip Lik Das latas de cerveja e refrigerante que eram feitas de flandre e não eram tão fáceis de se amassar;


Dip Lik, aquele pirulito que você mergulhava num pozinho e depois ficava chupando !

Pirulito Zorro no formato retangular !


Paçoquinha AmorBalinhas de Cevada da Sonksen que vinham numa latinha marrom oval e tinha também as azedinhas;

Balas Paulistinha que eram coloridas e bem fininhas e que depois acabavam até espetando a boca;

Paçoquinha Amor;

Balas Juquinha, bala Chita (sabia que o sabor era de abacaxi ?), Balas Juquinha



Bala de Mel e também aquela bala de Banana que sempre arrancava as restaurações dos dentes das crianças;

Drops Dulcora que tinha uma bala de cada cor/sabor ;

Drops Paquera;


Mandiopã, que era uma massinha rídicula que você fritava e ficava enorme e encharcada de óleo (mas era gostoso !) ;

Dos doces vendidos na rua:

Quebra-Queixo;

Machadinha;

Aquele amendoim caramelizado;

Aquele sorvete de Itu, cilindríco e com 3 cores, cada uma de um sabor;

E dos doces vendidos no Bar:

Coração de Abóbora e Batata, Maria-Mole, Teta de Nega;


Doce de banana no copinho de sorvete;

Chupetinha ou o Galinho que eram vermelhos feitos de açúcar queimado;

Falcon o Herói de Verdadde



FALCON 1978 ATÉ 80

Esses foram os primeiros bonecos lançados pela Estrela em 1978. Apesar do enfoque do personagem aventureiro, ainda dava para sentir a influência militar dos primeiros GI Joes lançados durante a guerra do Vietnã nos EUA. No início, só haviam dois modelos disponíveis: moreno com barba (Ação Camuflada) e moreno sem barba (Contra Ataque). Mas com o sucesso instantâneo, rapidamente foram introduzidos outros modelos. Os temas das aventuras eram diversos, mas ao invés do Falcon ser um soldado e necessariamente ter que lutar com um oponente, agora ele lutava contra a natureza. Enfrentava tubarões, aranhas gigantes, polvos e gorilas ferozes em suas explorações. Mas não ficava só nisso não, Falcon era também um agente secreto, desafiava a morte com os conjuntos Salto Fantástico ou Avanço em Alta Voltagem. Inicialmente, os pais estavam preocupados, pois afinal seus filhos estavam brincado de "boneca", mas passado o susto, viram que o Falcon não tinha nada de feminino. Com suas facas, armas e cicatriz no rosto barbudo, é até hoje o mais machão dos brinquedos.


FALCON 80

Início da série futurista - Sem dúvida alguma, a série mais interessante e controversa do Falcon. Amada e odiada pelos colecionadores, a fase futurista foi a de maior duração e produziu personagens únicos em todo o mundo. Como ocorreu com todos os fabricantes de GI Joe e Action Man ao redor do planeta, os conceitos "super herói" e "corrida espacial" foram introduzidos na linha Falcon. Os padrões das aventuras e vestimentas são semelhantes aos dos uniformes de personagens como Super-Homem, Batman, Buck Rogers, Flash Gordon, Darth Vader, Sr. Spock e outras figuras populares da década de 80. Reparem na combinação "colante e botas coloridas" com "cueca por cima da calça". O mais inressante desta série são os personagens extras. Inicialmente surgiu o vilão Torak, com seu terrível raio laser no peito. Para ajudar Falcon a combater Torak, é a vez de Condor, o amigo cybernético do Falcon, aparecer pra lutar.


FALCON 82 ATÉ 84

Continuação da série futurista - O sucesso foi estrondoso, a Estrela havia acertado em cheio. A satisfação do público foi tão grande que rapidamente surgiram mais bonecos futuristas. O primeiro deles foi Falcon & Roboy. Em seguida seriam feitos Laserman, Triton, e mais dois Falcons futuristas, um deles com uma arma que acendia de verdade. Infelizmente eles nunca foram lançados, pois a coleção acabou em 1984. Não se sabe exatamente o motivo do fim, especula-se que as vendas haviam caido muito. Afinal quando foi lançado em 1978, Falcon estava praticamente sozinho nas prateleiras, já em 1984 haviam muitas outras coleções: Guerra nas Estrelas, Comandos em Ação, Super Powers, Guerras Secretas e He-Man só pra citar algumas. Era muita gente para dividir um bolo que não crescia tão rápido quanto a oferta de produtos no mercado. Mesmo assim, foi sem dúvida a série mais orginal e criativa do Brasil em termos de bonecos articulados, a série Futurista em especial, tinha um design super moderno. É verdade, algumas roupas e acessórios foram copiadas dos Space Rangers, Super Joe e Big Jim, mas só o Brasil teve Condor,Torak e Roboy. Um feito, que ainda hoje seria admirável, pois atualmente, as mesmas empresas limitam-se apenas a importar personagens americanos produzidos na China.