terça-feira, 5 de outubro de 2010

Goober e os Caça Fantasmas

 
Emissora: ABC.
Emissora: Rede Globo.
Ano de Produção: 1973 (16 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: 
Hanna-Barbera Productions

O Desenho.
 
Na década de 1970 a televisão iniciou uma tendência de transformar seriados de sucesso em desenhos animados. Bons exemplos foram os desenhos Jeannie, Lassie Socorro, Emergência, Meu Marciano Favorito, entre outros. Foi quando a rede de TV americana ABC encomendou à Hanna-Barbera um desenho animado baseado no seriado A Família Dó Ré Mi, mas queria algo nos moldes de Scooby-Doo para exibir nas manhãs de sábado animado. Assim, surgia Goober e os Caçadores de Fantasmas,  produzido com base nas histórias do cão detetive de sucesso , com um grupo de adolescentes xeretas e um cachorro inteligente como protagonistas e com a participação especial dos integrantes da Família Dó Ré Mi, que sempre apareciam nos episódios, geralmente trazendo os casos que seriam resolvidos.
A animação, que estreou no dia 8 de setembro de 1973, foi produzida por Iwao Takamoto e teve a direção de Charles A. Nichols. Apesar da boa repercussão não alcançou o sucesso de Scooby e durou apenas uma temporada sendo cancelado no dia 31 de agosto de 1975
Os integrantes da Partridge Family Laurie, Danny e Chris chegaram a participar de 8 dos 16 episódios produzidos de Goober, o que acabou servindo de teste para que eles ganhassem, já no ano seguinte, um desenho próprio, com o título de A Família Dó-Ré-Mi (The Partridge Family 2200 A.D.).

 
A História.
 
O desenho mostrava um grupo de intrépidos jovens repórteres se aventurando por museus antigos, mansões mal-assombradas, florestas escuras e outros lugares tenebrosos, à caça de mistérios que envolvessem criaturas assustadoras, monstros e fantasmas reais. Na verdade esse era o grande diferencial do desenho, já que enquanto em Scooby-Doo os vilões não passavam de pessoas comuns vestidas, em Goober não, os fantasmas eram reais.
A intenção do grupo era publicar em sua revista Mistérios Inexplicáveis, os casos investigados. Para isso, eles contavam com os corajosos jornalistas Ted e Tina e o fotografo Gillie, sem esquecer do mascote do grupo e protagonista da série, o cãozinho Goober, responsável por parte das cenas cômicas do desenho.
 
Goober, era um bichinho medroso que ao invés de sair correndo quando se deparava com alguma criatura,  tornava-se invisível. Quando desaparecia ficava à mostra apenas sua touca e sua coleira, o que sempre acabava ajudando a resolver o problema.
 
 
No Brasil.
 
No Brasil a série foi apresentada em meados da década de 1970 pela Rede Globo até final dos anos 80.

Fonte: www.infantv.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário