quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ben o Urso Amigo

A Série.
 
A década de 1950 já tinha sido recheada com séries que enfatizavam a amizade de um garoto com seu animalzinho de estimação, que quase sempre era extremamente inteligente. Tivemos Minha Amiga Flicka, As Aventuras de Rin Tin Tin, Lassie e Fúria, todos com cachorros e cavalos, animais dóceis e tipicamente de estimação. Só na década de 1960 é que chegaram, no mesmo embalo alguns bichinhos mais excêntricos. Em 1964 o golfinho Flipper e em 1967 a elefanta Maya, mas ainda assim os garotos estavam lidando com animais comumente mansos. Foi quando Edward J. Lakso e Andy White resolveram escrever a história da amizade entre um garoto e um urso, que a garotada pensou: "mas isso é perigoso demais!", não quando o urso em questão era Ben, o urso amigo.
A história primeiramente virou filme, lançado em 1967 pela  Ivan Tors Films Inc. e a Paramount Pictures com o título de Gentle Giant. Mas as história só foi para às telas porque originalmente havia sido criada para o livro ilustrado "Gentle Ben", com argumento de Walter Morey e desenhos de John Schoenherr, alcançando grande sucesso.






A badalação do filme impulsionou os produtores executivos da Paramount e não tardou a ir para televisão numa série de TV com o mesmo formato, título e até alguns atores do longa-metragem, como Dennis Weaver e o garoto Clint Howard que continuaram em seus papéis.  A série da televisão estreou na CBS no dia 10 de setembro de 1967 e teve um total de 56 episódios.
Em 2003 foram produzidos dois telefilmes Gentle Ben 1 e 2, interpretados por Dean Cain como Tom Wedloe e Reily McClendon como Mark Wedloe.
 
 
A História.
 
Na série, Mark Wedloe vive com seu pai, o guarda florestal Tom Wedloe e sua mãe Ellen Wedloe. Eles moram num grande parque chamado de Coral Key Park, onde o garoto é muito bem criado e tem de tudo, mas mesmo assim não está totalmente satisfeito, pois lhe falta um grande amigo.  A vida do garoto, só ganha um novo sentido quando ele ao explorar a reserva descobre um grande filhote de urso que nasceu no parque, e que é levado por um caçador que havia matado sua mãe. Quando o caçador resolve dar um fim ao filhote, Mark convence o seu pai a comprá-lo por 650 libras. O urso ganhou um nome carinhoso (Ben) e os cuidados de um novo amigo. Mark passa a zelar pelo imenso animal preto de cerca de mais de dois metros de altura. Assim, Ben passa a obedecer cegamente o garoto Mark e ambos desafiam bandidos e caçadores clandestinos refugiados no parque.






No Brasil.
 
No Brasil a série teve uma boa repercussão quando foi exibida dentro do programa Sessão Zas-Trás no final da década de 1960. Na década de 1970 fez parte da programação das manhãs da TV Tupi .
Apesar do nome do urso ter sido usado em outra série de TV posterior, O Homem da Montanha (The Life and Times of Grizzly Adams), de 1977, também chamado Ben, não há qualquer ligação entre esses animais.

Fonte: www.infantv.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário