segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Capitão Planeta


No dia 16 de setembro de 1990 estreou nos Estados Unidos a série infantil Capitão Planeta, com intuito principal de divulgar idéias ecológicas. O programa é uma criação do próprio Ted Turner (criador das redes CNN e TNT). Em 1992 a série recebeu o nome de As Novas Aventuras do Capitão Planeta.
O desenho começa quando Gaia, o espírito da Terra, acorda de um sono de 100 anos e se depara com a destruição do planeta por uma humanidade que parece insensível. Temendo pelo futuro, ela entrega anéis mágicos a cinco jovens de várias partes do mundo - Wheeler (América do Norte), Linka (Europa Oriental), Gi (Asia), Kwame (África) e Ma-Ti (América do Sul) - e forma uma equipe que tentará evitar uma destruição ainda maior da Terra.
Ao colocar os anéis em seus dedos, os jovens são transportados para a casa de Gaia, a Ilha da Esperança, um paraíso tropical de poluição zero e longe da civilização. Lá, Gaia ensina a seus pupilos os segredos da natureza. Desenvolvendo seus próprios poderes, cada um deles se identifica com os quatro elementos básicos: Terra, Fogo, Água e Vento e um elemento novo e muito especial, Coração. Este simboliza a compaixão necessária para salvar a Terra. Através dos anéis mágicos, os Planetóides aprendem a direcionar seus poderes para sua missão de salvar a Terra. Então, finalmente, eles se mostram prontos para descobrirem o maior de todos os segredos.
Quando os Planetóides unem seus poderes, raios de luz saem de seus anéis e se encontram para criar uma nuvem. Raios e trovões rasgam o céu e, diante dos olhares dos Planetóides, um novo herói literalmente emerge da terra, o Capitão Planeta.
Wheeler, tem como elemento o fogo e pode criar pequenos raios e incêndios.  Além de esperto e impulsivo, este nova-iorquino do Brooklyn, adora fazer gozação dos vilões; Linka é a Planetóide da Europa Oriental, que tem como elemento o vento e é a mais intelectual dos cinco adolecentes. Além de metódica, Linka possui grande conhecimento em computadores e música. Apesar de ter um temperamento forte e ser briguenta, Linka demonstra calma em suas deduções e se sente atraída por Wheeler, mas não gosta do seu jeito extravagante de se comportar.

Gi é nativa da Ásia e exibe uma mistura de fineza, tecnologia e moda. Estudante de biologia marinha, ela conhece profundamente os vários ecossistemas dos oceanos do planeta. O seu elemento é a Água. Ela tem o poder de controlar qualquer fonte aquática, seja ela a de um poço, uma torneira, um rio ou o mar. Gi tem o poder de fazer ondas ou criar redemoinhos no oceano.
Kwame é o ambientalista do grupo. Nascido na África, ele já viu florestas se transformarem em desertos e várias raças de animais entrarem em extinção. Ele faz qualquer coisa ao seu alcance para salvar nossa fauna e flora. Com seu "dedo verde", Kwame consegue fazer qualquer planta crescer e sua sabedoria serve como base para os outros Planetóides. O elemento de Kwame é a Terra. Ele tem o poder de causar pequenos terremotos, mover pedras, escavar o solo para o plantio e criar pequenas ilhas que emergem dos oceanos.
Ma-Ti é o mais jovem do grupo. Criado por um pajé da tribo dos Caiapós, ele tem um grande conhecimento da floresta Amazônica, incluindo os incríveis poderes de cura encontrados nas árvores nativas da região. Ma-Ti é amigo dos animais - ele tem um macaquinho de estimação chamado Suchi - e se comunica com eles através da fala e por telepatia. Por isso, ele tem o poder de sentir o que os animais sentem e, assim, pode dizer aos outros o que os bichos sabem. O elemento de Ma-Ti é o Coração, o que permite que ele possa se comunicar telepaticamente com os outros Planetóides e com Gaia. Ele se preocupa com todos e está sempre pronto para se sacrificar pelo grupo.
Juntos o grupo enfrenta perigosos vilões que querem destruir a Terra, entre eles: Dr. Blight, Hoggish Greedly, Duke Nukem, Looten Plunder, Verminous Skumm, Sly Sludge e Zarm.

Fonte:  www.infantv.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário