segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A Cobrinha Azul

 
O Desenho

Mais uma criação de DePatie-Freleng o desenho A Cobrinha Azul alcançou um grande sucesso ao mostrar dois personagens que surgiram pela primeira vez nos desenhos dos sapinhos Toro e Pancho. O Besouro Japonês apareceu primeiro em "Hop and Chop" (1970), e a Cobrinha Azul apareceu depois em "Snake in the Gracias" (1971). A personagem rastejante foi baseada na cobra azul (blue racer), um réptil que vive nos EUA e é conhecido pela sua extrema velocidade de ataque às suas presas. O sucesso da personagem foi tão grande  que após o cancelamento de Toro e Pancho acabou ganhando seu próprio desenho e de brinde o Besouro Japonês. Os dois personagens estrearam com o episódio "Hiss and Hers", exibido nos cinemas em 3 de julho de 1972.
 
O desenho mostrava as dificuldades enfrentadas por uma cobra muito esperta e rápida (ela se auto-proclamava a cobra mais rápida do hemisfério norte) para capturar sua refeição do dia. Quando saía a procura de comida pelo campo a Cobrinha Azul tinha como alvo principal o teimoso Besouro Japonês (Japanese Beetle), um carismático comedor de flores que era faixa-preta em karatê e que por isso mesmo acabava dificultando as coisas para a cobrinha que terminava se dando mal. Como se não bastasse ficar sem comer e tomar uma surra do besouro, a Cobrinha Azul ainda tinha que escutar aquele cantarolar irritante mas que marcou o personagem nipônico : "tolí-tolí-tolááá, a cobla ficou lá”. 
Embora este desenho não seja muito lembrado, ele foi reprisado novamente nos EUA em meados dos anos 1980, e desde então, não foi mais visto por lá. Corre o boato que o motivo dele ser raramente exibido é devido à caricatura ofensiva do Besouro Japonês (um besouro cuja face tinha o estereótipo de um japonês). O desenho agora é dificilmente visto nos EUA, embora ainda possa ser visto na Alemanha e de vez em quando no Brasil.
Seu último curta foi "Little Boa Peep" exibido em 16 de janeiro de 1974, totalizando 15 episódios produzidos.
No Brasil onde teve uma boa repercussão, o desenho foi exibido na década de 1970 pela Tv Tupi e na década de 1980 pela TVS. 

Fonte: www.infantv.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário