terça-feira, 5 de outubro de 2010

Os Globetrotters

 
Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: Rede Globo e Rede Manchete.
Ano de Produção: 1970 (21 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Hanna-Barbera Productions


Os Globetrotters.
 
O time de basquete "Globetrotters" foi criado pelo empresário Abe Saperstein em 1926, no Estado de Illinois, inicialmente recebendo o nome de "New York Globetrotters". Em 1930, o empresário mudou o nome da equipe para "Harlem Globetrotters", para enfatizar que todos os jogadores eram negros, já que o Harlem é o nome do bairro negro de Nova York.
As palhaçadas em quadra que fariam a fama do time só começaram em 1939, com jogador Inman Jackson, apelidado de "Príncipe Palhaço" do time: ele girava a bola na ponta dos dedos, a escondia atrás das costas e a torcida ia à loucura quando fingia fazer um passe e a bola continuava em sua mão. Em 1940 os Trotters se sagraram Campeões do Mundo. Imbatível, o time transformou-se anos mais tarde numa equipe apenas de exibições.
Nos anos 70 a equipe era formada por Lemon, Curly Neal, Geese Ausbie, Gip , Joe Mason, e Pablo Rodrigues, entre outros, inspirou os produtores da Hanna-Barbera a produzirem uma versão animada do time.
A equipe ainda existe e atualmente é composta por Special K Daley, Scooter Christensen, Big Easy Loftonand, Flight Time Lang, entre outros. Eles aparecem de vez em quando como convidados de algum programa popular, como foi o caso dos reality shows "Hell´s Kitchen", "John & Kate Plus 8", "The Bachelorette" e "The Amazing Race".
 
O Desenho.
 
Em 1970 a Hanna-Barbera resolveu transformar a equipe Harlem Globetrotters em protagonistas de um desenho animado que levava seu nome, surgindo assim a animação Harlem Globe Trotters (com o nome separado mesmo). Exibida aos sábados de manhã pela CBS, a animação tem um lugar de destaque na história como o primeiro desenho exibido no horário, com afro-americanos como protagonistas. Harlem Globetrotters estreou no dia 12 setembro de 1970 e posteriormente acabou sendo mostrado pela NBC com o título de  The Go-Go Globetrotters.
Foram produzidos 22 episódios e após o show ser cancelado os personagens  Granny e Dribbles fizeram algumas aparições no show do Scooby-Doo em 1972 e 1973.
Em 1979 com o desenho Super Globetrotters, nascia a segunda versão animada do famoso e carismático time de basquete americano.
Em Abril de 1972, a Gold Key Comics lançou uma adaptação em quadrinhos para o desenho animado, onde foram produzidos um total de 12 números.
 
 
A História.
 
O show apresentava as versões em desenho animado dos jogadores George Meadowlark "Lemon", Freddie "Neal" Curly, Hubert Geese "Ausbie", J.C. "Gip Gipson", Joe Mason, e Pablo Rodrigues, caracterizados com um bom humor impressionante.
A equipe vivia viajando pelo mundo no seu ônibus especial, equipado com uma quadra de tênis no teto. Quando chegavam ao algum lugar, normalmente se envolviam em um conflito local, que levava o grupo a resolver por meio de um jogo de basquete.
O time tinha a companhia de Granny, uma fictícia motorista de ônibus e gerente do time, velhinha graciosa que também sabia agitar na torcida na hora das partidas. Outro lado cômico da animação era o cãozinho mascote Drible, que não falava (a exemplo de outros cães da Hanna-Barbera), mas sabia jogar muito bem basquete e arrumar encrenca.
A série trabalhava com a fórmula em que  Para garantir que os Globetrotters perdessem, os vilões sempre faziam alguma coisa no jogo para proporcionar vantagem ao time adversário. Contudo, antes da segunda metade da competição, os heróis bem-humorados encontravam uma maneira de aumentar suas chances de vitória, o que acabava inevitavelmente acontecendo.
 
No Brasil.
 
O desenho chegou ao Brasil no início da década de 1980 quando passou a ser exibido pela Rede Globo na faixa dominical Clube Hanna-Barbera.

Fonte: www.infantv.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário